PET-SIMC
PET-SIMC's Logo

Sobre

O PET-SIMC, grupo PET respectivo ao curso de Sistemas de Informação do campus de Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia, disponibiliza algumas informações pertinentes ao grupo sobre sua composição, objetivos e matrizes.

PET-SIMC's Article Photo

Sobre o PET-SIMC

PET de Sistemas de Informação de Monte Carmelo

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa criado pelo Ministério da Educação com objetivo de estimular atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. Os grupos PET trabalham de maneira coletiva e interdisciplinar, sendo compostos por um conjunto de alunos bolsistas e não-bolsistas que trabalham sobre a coordenação de um professor tutor. O PET-SIMC é o grupo PET Institucional respectivo ao curso de Sistemas de Informação do campus de Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia. Sendo ele um PET Institucional o vínculo do grupo se dá diretamente a UFU, propiciando, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante e atenda necessidades do curso de graduação. O grupo é composto por um tutor, sendo ele parte do corpo docente da universidade, e até doze membros do corpo discente do curso de Sistemas de Informação no Campus de Monte Carmelo, engajando em atividades como o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, projetos próprios e auxílio a projetos da instituição e a atuação do PET-SIMC está diretamente ligada aos três pilares do ensino superior sendo eles Pesquisa, Ensino e Extensão.

Greek Temple Photo

Os Três Pilares

Uma introdução a Pesquisa, Ensino e Extensão

Os três pilares, Pesquisa, Ensino e Extensão, são a base do conhecimento acadêmico e do ensino superior no Brasil, compondo o currículo de todos os cursos de graduação, onde a constituição brasileira estabelece que as universidades devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O pilar Pesquisa se refere a ações desenvolvidas com o intuito de estimular atividades de pesquisa dentro da universidade, ocorrendo geralmente através de monografias, TCCs ou iniciações científicas. No caso dos grupos PET esse pilar é atendido através da obrigatoriedade de desenvolvimento de iniciações científicas por todos os membros vigentes do grupo. O pilar Ensino está relacionado às atividades voltadas ao aprendizado dos alunos, como horas destinadas às aulas teóricas, práticas, atividades de monitoria, entre outros. No caso do grupo PET esse pilar é atendido através de atividades como monitoria, aulas de reforço, produção de vídeo-aulas, entre outros. O pilar Extensão tem como objetivo criar uma relação entre a comunidade externa e a universidade, onde são desenvolvidas ações que permitam uma troca de conhecimentos e um vínculo entre as duas comunidades podendo ocorrer através de projetos, orientações, palestas, entre outros. No caso do grupo PET esse pilar é atendido através da participação em projetos de extensão da universidade e a criação de projetos próprios voltados para comunidade externa.

Youtube's Logo
Spotify's Logo